top of page

O abuso psicológico no relacionamento amoroso

Coluna semanal, Janaina Ramos



Estou cansada de ver tristes notícias sobre relacionamentos abusivos e violência contra a mulher. Até quando seremos bombardeadas ou bombardeados com esse tipo de entretenimento nefasto?


Na última semana, as redes sociais foram congestionados com o casal Duda Reis e Nego do Borel. Aparentemente, os dois tinham um relacionamento amoroso cujo início começou quando ela tinha apenas 15 anos e ele 25 anos.


Já vê uma grande diferença para uma menina de 15 anos se relacionar com alguém acima dos 18 anos porque se trata de mentalidades diferentes. Eu tenho 32 anos, o meu marido 40, temos 9 anos de diferença. Exemplifico o meu caso porque quando eu conheci o meu marido eu tinha 27 anos de idade, logo, eu já era adulta e tinha a minha própria mentalidade.


Uma menina de 15 anos ainda está descobrindo sobre a sua própria vida e futuro. Pense bem, se até pessoas adultas não sabem o que querem da vida, como uma adolescente vai saber? Fora que adolescentes não têm maturidade emocional e são fáceis manipuladas ou manipulados por outras pessoas com mente maliciosa. Penso que uma menina de 15 anos não deveria iniciar um relacionamento sério. Ao contrário disso, deveria aproveitar mais a sua juventude e curtir bastante.


Eu como Especialista em Relacionamentos prezo pela saúde mental das pessoas. Defendo o Empoderamento Feminino justamente para que meninas e mulheres priorizem o Autoconhecimento junto com Amor Próprio para assim estarem mais fortalecidas em seus relacionamentos.


De acordo com os relatos de Duda Reis, ela sofreu um relacionamento abusivo por parte do Nego do Borel. Como inúmeras vítimas de abusos psicológicos ela demorou anos para ter consciência da sua triste situação. Felizmente ela saiu dessa relação abusiva e está buscando os meios judiciais para a sua própria segurança.


O pior de tudo é que diariamente vemos como normais cenas de relacionamentos abusivos nas telenovelas, séries e filmes. Ou muitas vezes, não percebemos que determinada personagem que gostamos da dramaturgia também é vítima de relacionamento abusivo.


Desejo que Duda Reis possa se empoderar e dar a volta por cima. Peço por mais sororidade no caso dela. Infelizmente ela é mais uma vítima da sociedade machista em que vivemos. Para ela resta o Empoderamento Feminino e cuidar da sua saúde mental! E com relação ao Nego do Borel, que ele pague pelos seus pecados e seja um homem melhor.

bottom of page