top of page

O QUE É EMPODERAMENTO FEMININO



O Empoderamento Feminino entra em cena para dar poder e mais visibilidade para a mulher conquistar o seu espaço que é de direito. A mulher empoderada é livre e independente para tomar as melhores decisões na sua vida sem que ninguém interfira. Por conseguinte, é a única protagonista da sua história.


Introdução


O Empoderamento Feminino é a luta pela igualdade de direitos, o reconhecimento e a liberdade feminina. Ao longo da história da humanidade as mulheres perderam o protagonismo sendo representadas como coadjuvantes e os homens como os grandes personagens de eventos importantes. Em gerações passadas a mulher era destinada somente ao cuidado do lar e de suas crianças, sendo dona de casa, não tinha direitos, não podia votar, dependia da autorização do marido e não era livre para realizar seus sonhos.


O Empoderamento Feminino defende a independência da mulher e também a sua liberdade. Consequentemente, a mulher defende a sua opinião, se valoriza, conquista o seu espaço no mercado de trabalho, é dona da sua própria vida. O Empoderamento Feminino envolve também favorecimento das mulheres mais vulneráveis e de classes sociais mais precárias, por isso é importante ampliar o acesso da educação, informação e tecnologia, saúde pública e moradia para comunidades mais carentes.


Com o Empoderamento Feminino a mulher toma poder para si, se fortalece e promove ações pela igualdade de gênero, além de tomar decisões sobre a sua vida com as suas próprias escolhas. O ato de empoderar a mulher é diminuir a desigualdade na política e economia do país.


Sumário de conteúdo


  • Os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU, 2010)

  • Significado da palavra “Empoderamento” nos Dicionários

  • Importância do Empoderamento Feminino


Os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU, 2010)


1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e não-discriminação.
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Significado da palavra “Empoderamento” nos Dicionários


  • Dicionário Online de Português (Dicio)

Ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio sobre: processo de empoderamento das classes desfavorecidas.
[Por Extensão] Gíria. Passar a ter domínio sobre a sua própria vida; ser capaz de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito: empoderamento das mulheres.
Ação ou efeito de empoderar, de obter poder.

  • Dicionário Online Michaelis

Ação coletiva desenvolvida por parte de indivíduos que participam de grupos privilegiados de decisões. Envolve consciência social dos direitos individuais para que haja a consciência coletiva necessária e ocorra a superação da dependência social e da dominação política. É um processo pelo qual as pessoas aumentam a força espiritual, social, política ou econômica de indivíduos carentes das comunidades, a fim de promover mudanças positivas nas situações em que vivem, implica um processo de redução da vulnerabilidade e do aumento das próprias capacidades dos setores pobres e marginalizados da sociedade e tem por objetivo promover entre eles um índice de desenvolvimento humano sustentável e a possibilidade de realização plena dos direitos individuais.

  • Grande Dicionário Houaiss Online

1. ato, processo ou efeito de dar poder ou mais poder a alguém ou a um grupo, ou de alguém ou um grupo tomá-lo, obtê-lo ou reforçá-lo.
1.1. conquista pessoal da liberdade pelos que vivem em posição de dependência econômica ou física ou de outra natureza.
1.2. tomada de consciência dos direitos sociais desenvolvida pelos indivíduos ao poderem participar dos espaços de decisão.

Importância do Empoderamento Feminino


É importante para o Empoderamento Feminino que desde a infância as meninas sejam orientadas para serem quem elas quiserem, além de aumentar a sua autoestima valorizando a própria beleza natural e inteligência. Importante também que todas as vozes das mulheres sejam ouvidas, promover o empoderamento da mulher para que tenha mais espaço na sociedade e ter mais participação política.


O Empoderamento Feminino é importante para a autonomia financeira da mulher, o fortalecimento da autoestima, equilíbrio entre os gêneros e combate contra a violência doméstica, e é de suma importância o apoio dos homens.


É preciso romper com as desigualdades de gênero e dar mais poder para a mulher ter mais decisões sobre sua própria vida e controle sobre seu corpo. Logo, empoderar uma mulher é desenvolver a igualdade de gênero sendo a mulher empoderada quem tem o poder de decisão e o controle da sua vida.


O Empoderamento Feminino:


  • Dá liberdade para a mulher.


  • Busca a igualdade social, política, econômica para a mulher e também ao homem.


  • Dá poder às mulheres tanto individualmente quanto coletivamente.


  • É uma missão diária que qualquer mulher pode conquistar.


  • Favorece a igualdade nas lideranças entre mulheres e homens.


  • Favorece a saúde mental da mulher.


  • Preza pela igualdade entre os gêneros, assim como a independência financeira e política da mulher.


Finalizando, para fortalecer o Empoderamento Feminino é importante a desconstrução do machismo e uma mulher empoderada transforma a própria realidade.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


ONU MULHERES BRASIL. Princípios de Empoderamento das Mulheres. 2010. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-das-mulheres/. Acesso em: 06 dez. 2020.


DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Significado de Empoderamento. Disponível em: https://www.dicio.com.br/empoderamento/. Acesso em: 06 dez. 2020.


MICHAELIS. Empoderamento. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=empoderamento. Acesso em: 06 dez. 2020.


GRANDE DICIONÁRIO HOUAISS. Empoderamento. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#1. Acesso em: 06 dez. 2020.


bottom of page