top of page

É melhor receber um "NÃO" do que não receber nenhuma resposta


O ghosting é uma atitude de pessoas medrosas que são incapazes de ter responsabilidade afetiva e assumir a responsabilidade pelos seus atos.




Recentemente fui vítima de ghosting. O resumo da história é: conheci pessoalmente um cara, o achei atraente, tive iniciativa, o chamei para sair e ele nunca mais respondeu ao meu convite no WhatsApp. Lógico que o silêncio já era sinal de uma negativa e falta de interesse dele em mim.


Não foi a primeira vez que isso aconteceu comigo e acredito que não será a última. Infelizmente o ghosting se tornou tão normalizado que as pessoas agem assim naturalmente sem se importar com os sentimentos de quem aguarda por uma resposta.


Quem pratica o ghosting independe de idade e identidade de gênero. Inclusive as pessoas que no último ano agiram assim comigo são maiores de 30 anos. Então, não são mais crianças e nem adolescentes, são pessoas adultas que deveriam ser responsáveis por seus atos e na verdade são imaturas em muitos sentidos.


Pois, o ato de ghosting demonstra um sinal de imaturidade da pessoa que é incapaz de encarar a outra pessoa e falar abertamente sobre os seus sentimentos. É melhor receber um "NÃO" para a pessoa rejeitada seguir em frente do que passar horas e dias aguardando uma resposta que nunca chegará.


Atualmente eu tenho assistido à série "Sex and the City". Acabei de me lembrar de um episódio em que a Miranda, interpretada por Cynthia Nixon, aguardava ansiosamente por uma ligação. Preciso contextualizar, naquela época era início dos anos 2000, os aparelhos celulares só tinham a função de fazer ligações, e normalmente as pessoas se comunicavam mais por telefones fixos (coisa que é raridade hoje em dia). Então, Miranda cansada de esperar por uma ligação que nunca seria feita, decidiu ligar e ficou chocada ao descobrir que o cara nunca ligou para ela porque tinha morrido.


A realidade nem sempre é trágica, mesmo que pessoas morrem a cada segundo. Contudo, o fato de alguém "sumir" não significa que a pessoa sofreu um acidente, foi parar no hospital, foi parar na prisão, ficou sem sinal de internet e celular, sofreu um assalto e levaram o celular, ou simplesmente morreu. Não digo que essas coisas não acontecem, pois de fato esses fatos podem acontecer. Mas, na maioria dos casos, quando alguém some significa que perdeu o interesse em você e não tem coragem para romper com a relação.




O ghosting não deveria uma prática comum nas redes sociais. Ao contrário disso, é algo que deve ser debatido e conscientizado. O problema é que quem pratica o ghosting não pensa na pessoa que aguarda por um retorno. O pior que quem aguarda pode ter crises de ansiedade, inseguranças emocionais, gatilhos e traumas emocionais, falta de autoconfiança, entre outros fatores que podem comprometer a sua saúde mental.


Vou contextualizar o meu caso. Eu sou uma mulher emporada, se sinto atração por um cara e dependendo da situação tomo a iniciativa. Conheci um cara pessoalmente e no dia seguinte decidi o chamar para sair pelo WhatsApp, acontece que ele nunca respondeu. O fato dele não ter respondido já mostrou o desinteresse dele em mim e em menos de 24 horas apago a mensagem do convite. Basicamente quis tentar voltar no tempo e fingir que o meu convite nunca existiu, mas sei que ele viu, só preferiu não responder.


Sorte minha que sei lidar com rejeições, infelizmente não foi a primeira vez e não será a última. Na verdade até devo o agradecer por essa atitude imatura pois assim me incentivou a escrever sobre o assunto. Confesso que fiquei sim chateada e triste por ter sido vítima de ghosting, não foi fácil lidar com essa situação porque essas últimas semanas não tem sido fáceis para mim por problemas emocionais. Felizmente já superei com essa última rejeição e aliás escrevendo sobre o assunto me ajudou nesse processo.


Eu trabalho com Autoconhecimento há anos e por essa razão que tenho mais facilidade para lidar com essas situações.


Em seguida darei dicas de como superar quando alguém desaparecer do nada. Mas antes, seguem 7 razões de acontecer o ghosting:


1) A pessoa não está interessada ou perdeu o interesse em você.

2) A pessoa usa a desculpa de falta de tempo.

3) A pessoa esqueceu de retornar o seu contato e ficou com vergonha em responder depois.

4) A pessoa teve o celular furtado e não tem dinheiro nem cartão de crédito para comprar outro, e também não tem computador com acesso a internet ou telefone fixo em casa.

5) Você e a pessoa perderam a afinidade em comum e as diferenças de opiniões atrapalham uma comunicação amigável.

6) A pessoa é interesseira e já tirou o proveito de você, por isso que te descartou porque você não tem mais valor na visão dela.

7) A pessoa morreu.

Saiba que você não tem culpa da pessoa sumir e não enviar mais notícias. E não se sinta culpada/culpado porque o problema não está em você e sim na pessoa que não tem coragem em entrar contato. Siga em frente e veja esse sumiço como um livramento, talvez foi melhor assim, pois atitudes assim podem representar sinais de pessoas tóxicas com comportamentos abusivos.


Segue agora 7 passos de como superar o ghosting:


1) Aguarde 48 horas e entre em contato com a pessoa para saber se está bem e perguntar o motivo do sumiço repentino.

Pergunta se a pessoa tem interesse em você e a resposta for negativa simplesmente siga em frente. Não insista em algo com alguém que não quer nada com você.


2) Distraia a sua mente com algo que te dê prazer enquanto aguarda o retorno.

Assista a uma série ou a um filme. Leia um livro ou escreva no seu diário (recomendo ter um diário para escrever os seus pensamentos e emoções). Saia com pessoas que realmente gostem da sua companhia.


3) Se preocupe com a sua autoestima.

Busque elevar a sua autoestima. Se olhe no espelho e se admire pela sua beleza. Busque encontrar características positivas da sua pessoa.


4) Pense que o problema não está em você.

Você não tem culpa se a pessoa decidiu sumir para sempre. Tenha a consciência de que a pessoa é medrosa, não tem responsabilidade afetiva e é incapaz de lidar com as suas emoções. Então, quem tem problemas é a pessoa que não sabe dizer "NÃO".


5) Apague o contato da pessoa e "cancele" a pessoa nas redes sociais, isto é, "deixe de seguir" a pessoa.

E não pense em enviar indiretas ou falar sobre ela nas redes sociais. Pois, dependendo do que você diga, pode ser interpretado como difamação e e isso é crime. Então é melhor não falar nada nas redes sociais e evitar qualquer tipo de aborrecimento.


6) Esqueça a existência da pessoa já que aparentemente a/o ghosting fez o mesmo com você.

Se importe somente com quem ainda marca presença na sua vida e se importa realmente com você.


7) Se liberte de qualquer fantasma do passado e siga em frente com a sua vida.




bottom of page