top of page

OS 7 SEGREDOS DE UM RELACIONAMENTO DURADOURO

Atualizado: 12 de jul. de 2020


Dizem que relacionamentos não são fáceis e que exige muita paciência em se relacionar com alguém. E realmente, seria mais fácil a pessoa ficar sozinha, porém, somos seres sociáveis e precisamos de companhia seja no nível de amizade ou no amor.


Pois bem, vou revelar 7 Segredos de um Relacionamento Duradouro que podem ser aplicados para a vida social e/ou vida amorosa.


1) AMOR PRÓPRIO



Você se ama? Se sim, o quanto se ama? Essa é uma pergunta muito importante para você se questionar porque pessoas que não se amam e muito menos se aceitam são mais vulneráveis a atrair pessoas com comportamentos abusivos. Acredito que ninguém deseja uma pessoa abusiva e manipuladora na sua vida, e quem infelizmente atraiu para si esse tipo muitas vezes não sabe como sair desse relacionamento abusivo tóxico.


Relacionamento tóxico é qualquer tipo de relacionamento que te faz mal e te deixa para baixo. Pode acontecer no meio familiar, no ambiente profissional, na vida social e na vida amorosa. A pessoa abusiva tem comportamentos egoístas, de manipulação, energia negativa que suga. O recomendável é manter distância de quem tem comportamentos abusivos!

Tenha amor próprio, se aceite do jeito que você é! Tenha a sua própria personalidade, corra atrás dos seus sonhos e realize as atividades que mais gosta. Acredite, com amor próprio você vai atrair pessoas maravilhosas para a sua vida.

E cuidado, se você não se ama do que adianta cobrar amor da outra pessoa?


2) AUTOCONFIANÇA


Do que você tem medo? Você seria capaz de enfrentar os seus medos para vencer os obstáculos? Ou você se esconde atrás dos seus medos que te impedem de viver?


Medo é preciso sentir só que até certo ponto. E como enfrentar os medos? Através da autoconfiança. Uma pessoa autoconfiante conhece os seus medos, não os nega, tem força o suficiente para enfrentar e seguir em frente.

A autoconfiança permite a pessoa sair da zona de conforto e realizar os sonhos porque desistir não é uma opção. Por conseguinte, quem é autoconfiante atrai pessoas também com autoconfiança que podem te incentivar na realização das suas metas.


3) DESAPEGO


Desapegar é preciso para seguir em frente e criar novas oportunidades. Precisamos desapegar não só de bens materiais mas também de pessoas que não nos fazem bem. Desapegar do passado faz parte do amadurecimento pessoal para assim poder focar no presente e idealizar o futuro.


Quando se inicia um novo relacionamento amoroso é interessante se desapegar das relações anteriores e esquecer de quem se é ex.


Relacionamentos que não deram certo e que houve conflitos emocionais, o ideal é desapegar de quem se relacionou, excluir os contatos das redes sociais, desapegar da pessoa e seguir em frente. O importante é esquecer da pessoa e somente extrair o aprendizado desse relacionamento para não cometer os mesmos erros numa próxima relação amorosa.

Temos também desapegar de amizades tóxicas, de quem não contribui para o nosso crescimento pessoal, só suga as energias e a sua companhia só faz mais mal do que bem. Interessante de que quando desapegamos de amizades tóxicas podemos dar oportunidades para novas amizades!


4) VIVER UM DIA DE CADA VEZ



O ideal é viver um dia de cada vez para focar as ações e pensamentos no presente, no momento do agora. A vida é simultânea, passageira, o tempo passa rápido e quando menos se espera não vivemos o suficiente. Não adianta focar nos problemas, afinal problemas vêm e vão, as dificuldades podem surgir até nos momentos mais felizes e abundantes.


Viva um dia de cada vez. Aproveite o momento do agora. Desapegue do passado e curta o presente. Faça e realize as coisas que desejar. Seja feliz agora!

Se você está num relacionamento amoroso é interessante aproveitar cada momento a dois. Experimente fazer coisas diferentes juntos. Saiba que independente da duração da relação sempre há coisas novas a conhecer da outra pessoa porque somos seres em constante transformação e amadurecimento pessoal. Por isso que um dia após o outro é possível conhecer coisas novas de quem se relaciona.


Se você não se relaciona está tudo bem porque o momento presente é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, e quem sabe surgir um novo relacionamento amoroso.


5) PLANEJAR OS SONHOS E METAS



Assim como se deve focar no momento presente é importante também planejar o futuro. Porém, tenha em mente que o ato de planejar não significa que as coisas vão sair exatamente o planejado ou que realmente vão acontecer. Independente disso, se deve sim planejar e realizar ações focadas para que se alcance a meta desejada.


Sonhos e metas podem ser realizados se forem planejados. No meio do caminho podem surgir imprevistos ou mudanças nos planos. Ou simplesmente não era para acontecer o que se planejou. Se aconteceu exatamente do planejado, meus parabéns e é hora de celebrar a sua vitória!

É importante planejar todas as etapas do relacionamento que incluem: noivado, casamento, lua de mel, comemorações, viagens, compra da casa própria, maternidade e paternidade, despesas de crianças, realizações pessoais, conquistas profissionais, outros sonhos e metas. Lógico que essas são apenas sugestões e a sequência dos acontecimentos é o próprio casal que constrói.


O ideal começar a planejar uma vida a dois quando se está namorando a partir do momento em que ambos estejam na mesma sintonia e tenham planos individuais semelhantes. De nada adianta planejar casamento e construir família se a outra pessoa não tem planos de casar, por exemplo. Não existe um tempo mínimo para começar a planejar vida a dois porque varia da maturidade de cada pessoa, porém, o ideal é a partir de seis meses de namoro já que é um tempo mínimo de conhecer um pouco com quem se relaciona.

Para quem não se relaciona é a oportunidade ideal para planejar os seus sonhos e metas sem se preocupar com ninguém porque assim é livre para aceitar oportunidade de emprego em qualquer lugar do mundo, por exemplo e se surgir essa oportunidade. É importante priorizar primeiro a carreira profissional para depois pensar em namoro. Você pode também planejar o tipo de relacionamento amoroso que deseja, analisar se não vai atrapalhar a sua vida profissional.


6) ACEITAR AS DIFERENÇAS



Cada pessoa é única e diferente com os seus próprios ideais e gostos. Fora isso a diversidade humana é variada com as etnias, estilos de vida, orientação sexual, classe social, status social, preferência política, religião...


Logo, é importante respeitar as diferenças individuais principalmente se as opiniões forem divergentes. É comum pessoas pertencerem a grupos sociais com pensamentos semelhantes só que assim corre o risco de excluir pessoas com ideias diferentes que poderiam contribuir para o grupo.


Aceitar conviver com pessoas de ideias diferentes da sua faz parte do crescimento pessoal e cria oportunidade de abrir a mente para diferentes pontos de vistas. Não se atenha a somente um lado, procure saber o outro ponto de vista e depois assim chegar numa conclusão mais acertada. Em se tratando de opiniões não existe o certo ou o errado, e sim pensamentos diferentes sobre um mesmo tema. E acredite, cada pessoa quer simplesmente defender a sua ideia e ser ouvida.

Dentro de um relacionamento amoroso é adequado ter mais interesses em comum do que o contrário. Entre duas pessoas que se relacionam para uma boa convivência precisa ter uma base de diálogo e para isso ser possível é preciso sim ter gostos em comum (lógico que dá para ter gostos diferentes). Só que na balança os gostos em comum precisa ser maior do que os gostos diferentes.


Relacionamento é um equilíbrio de gostos e interesses pessoais em que cada pessoa precisa saber quando ceder para agradar a outra pessoa. Precisa haver a reciprocidade dos sentimentos e ações, e os desejos das duas pessoas serem atendidas. Não é legal ninguém sair em desvantagem!

O relacionamento para dar certo precisa ter mais interesses e gostos em comum, porém, nesse ponto é preciso respeitar e aceitar as diferenças de cada para uma boa harmonia. Se a pessoa com quem se relaciona pensa diferente de você em relação a determinado assunto experimente criar um debate em que cada um vai defender as suas ideias, contudo, essa experiência é para ambos exercitarem a arte de ouvir enquanto a outra pessoa fala, no final os dois avaliam os pontos debatidos e assim cada um individualmente procura aceitar as ideias diferentes da suas.


Uma pessoa que está a procura de alguém para se relacionar precisa estar aberta a aceitar a diversidade. Não se limite a buscar somente um certo tipo de beleza que te atrai porque assim corre o risco de não conhecer uma pessoa maravilhosa que poderia contribuir para a sua vida. E tem mais, se focar somente num tipo de beleza não é garantia que essa pessoa vai desenvolver um bom relacionamento com você. Abra possibilidade de conhecer pessoas de classes sociais, estilos de vida e etnias diferentes da sua.


Na hora de procurar alguém para se relacionar não exclua ninguém só por ser de etnia ou classe social diferente da sua. Quem sabe assim é uma oportunidade de conhecer alguém que pode contribuir para melhor a sua vida.

7) AUTOCONHECIMENTO E AUTOACEITAÇÃO



Por fim, não menos importante o Autoconhecimento é primordial não só para o relacionamento amoroso mas também para a própria vida. Quem busca o Autoconhecimento desenvolve o Amor Próprio, tem Autoconfiança, desapega das coisas/pessoas que não faz bem, vive um dia de cada vez e planeja as metas a realizar, aceita as diferenças tendo a mente aberta em conhecer diferentes pessoas e pontos de vistas.


Quem é você? O que você curte? Quais são os seus valores? Quais filmes e séries você adora? Qual o seu maior medo? Quais são os seus pontos negativos e positivos? Qual o seu maior sonho? O quanto você se conhece a ponto de sair da zona de conforto e viver novas experiências? Como está a realização das suas metas?

Através do Autoconhecimento você se conhece, aceita quem você é, muda o que precisa ser mudado para melhor em si. Quem se autoconhece tem autoaceitação e se ama. Com o Autoconhecimento você sabe dos seus limites, enfrenta os seus medos e realiza coisas incríveis na sua vida.


Uma pessoa com Autoconhecimento tem Alta Autoestima e aceita somente o melhor para si que inclui relacionamentos amorosos saudáveis e amizades mais construtivas.


O Autoconhecimento é a chave de sucesso para qualquer tipo de relacionamento!
bottom of page