PENSAMENTOS DE BALZAC

“A esperança é uma memória que deseja.”

“A felicidade só cria recordações.”
Citado no Carnet, de Ramuz



“A fidelidade nunca estará muito em moda em Paris.”


“A gente respeita um homem que se respeita a si mesmo.”
Sobre Catarina de Médicis




“A primeira ideia literária de toda mulher é sempre vingar-se de alguém.”

“A resignação é um suicídio cotidiano.”
Citado no Carnet, de Ramuz

“A Sociedade não pratica nenhuma das virtudes que exige dos homens; comete crimes a toda hora, mas comete-os por palavras; prepara as más ações por brincadeira como degrada o belo pelo ridículo; troça dos ilhós que choram demasiadamente seus pais, anatematiza os que não os choram bastante; depois ela se diverte. Ela! a sopesar os cadáveres antes que esfriem.”
A Procura do Absoluto

“Ainda que os fazedores de idílios e os filantropos possam não gostar, …a virtude, socialmente falando, é companheira do bem-estar e começa com a instrução.”
Um Conchego de Solteirão

“Alguns espíritos, ávidos de interesse antes de mais nada, vão acusar estas explicações de demoradas: mas é útil fazer observar aqui que, primeiro, o historiador dos costumes obedece a leis mais duras que aquelas que regem o historiador de fatos; ele deve tornar tudo provável, até a verdade; ao passo que, no domínio da história propriamente dita, o impossível é justificado pela razão de ter acontecido.”
Os Camponeses

“Amar é consagrar-se a uma mulher sem esperar recompensa; é viver sob um outro sol com o receio de alcançá-lo.”

“As lágrimas dos velhos são tão terríveis como as das crianças são naturais.”
Úrsula Mirouët

“As leis são as teias de aranha pelas quais as moscas grandes passam e as pequenas ficam presas.”
A Casa Nucingen

“As pessoas que se preocupam em demasia com o corpo são fracas de cabeça.”

“É mais fácil ser amante do que marido, pois é mais difícil ter espírito todos os dias do que dizer coisas bonitas de vez em quando.”
Fisiologia do Casamento

“É muito difícil distinguir entre um homem de gênio e um louco.”

“...é necessário explicar, de uma vez, às pessoas habituadas à moralidade das famílias burguesas, que os camponeses não têm, em matéria de costumes domésticos, nenhuma delicadeza; eles só invocam a moral, em relação a uma filha seduzida, se o sedutor é rico e medroso. Os filhos, até que o Estado lhos arranque, são capitais, ou instrumentos de bem-estar. O interesse tornou-se, sobretudo desde 1789, o único móvel de suas ideias; para eles, nunca se trata saber se um ato é legal ou imoral, mas se é proveitoso.”
Os Camponeses

“É tão fácil imaginar um livro como é difícil escrevê-lo.”

“Em França, sabemos cauterizar uma ferida, mas ainda não conhecemos nenhum remédio para o mal que uma frase produz.”
A Pele de Onagro

“Em nenhum país talvez o axioma de Vespasiano seja compreendido melhor [que em Paris]. Aí, mesmo os escudos manchados de sangue ou de lama não atraiçoam nada e representam tudo.”
Sarrasine

“Em Paris... aprende-se mais a conversar em meia hora, no café e no teatro, do que em dez anos na província.”
Ilusões Perdidas

“Em regra geral, os criminosos falam em erro! Visitai as galés, interrogai os condenados que ali se encontram, são quase sempre vítimas de um erro judiciário.”
Esplendores e Misérias das Cortesãs

“Não é das menores características dos nossos tempos essa vida de clube, onde se joga com pessoas que não se recebe em casa.”
Beatriz

“Não é raro ver-se, nas grandes crises da vida, os órgãos humanos adquirirem uma sensibilidade desconhecida.”

“Não há dor que o sonho não possa vencer."

“...não há jamais nada de bom a esperar dos jovens que confessam seus erros a si mesmos, se arrependem deles e os recomeçam. Os homens de caráter só confessam as suas faltas a si próprios e delas se castigam eles próprios.”
O Gabinete das Antiguidades

“Não transforma a sociedade o homem, segundo os meios em que se desenvolve a sua ação, em outros tantos indivíduos diferentes, à semelhança das variedades em zoologia? As diferenças entre um soldado, um operário, um administrador, um advogado, um desocupado, um sábio, um homem de Estado, um comerciante, um marujo, um poeta, um mendigo, um padre, são, conquanto mais difíceis de apreender, tão consideráveis como as que há entre o lobo, o leão, o asno, o corvo, o tubarão, o lobo-marinho, a ovelha etc. Existiram pois, e existirão sempre, espécies sociais, como há espécies zoológicas.”
Prefácio à Comédia Humana

“Nenhum código, nenhuma instituição humana pode prevenir o crime moral que mata por uma palavra. Nisso consta a falha das justiças sociais; aí está a diferença que há entre os costumes da sociedade e os do povo; um é franco, outro é hipócrita; a um, a faca, à outra, o veneno da linguagem ou das ideias: a um a morte, à outra a impunidade.”
O Contrato de Casamento

“No mais das vezes, acertamos em nossos pressentimentos desfavoráveis.”

“Nunca um marido será vingado tão bem como pelo amante de sua mulher.”
Fisiologia do Casamento

“O sentimento que o homem mais dificilmente suporta é a compaixão, sobretudo quando a merece. O ódio é um sentimento tônico, faz viver, inspira a vingança; mas a compaixão mata, enfraquece ainda mais a nossa fraqueza.”
A Pele de Onagro

“O tempo é o único capital de quem só possui a fortuna de sua inteligência.”

“Ora, à virtude censuram-se rigorosamente seus defeitos, mas se é cheio de benevolência com o vicio, por suas qualidades.”
A Solteirona

“Se um homem necessita variar, sua mulher pode oferecer-lhe infinitas opções.”

“Sentir, amar, sofrer, devotar-se, será sempre o texto da vida das mulheres.”
Eugênia Grandet

“Ser ciumento é o cúmulo do egoísmo, é o amor próprio defeituoso, e a irritação de uma falsa vaidade.”

“Só o último amor de uma mulher pode igualar ao primeiro amor de um homem.”

“Todo partido é necessariamente ingrato, enquanto milita, e, quando triunfa, tem gente demais a recompensar para não o ser outra vez. Os soldados submetem-se a essa ingratidão, mas os chefes se revoltam contra o novo dono, ao lado do qual marcharam por muito tempo como iguais.”
Sur Catherine de Médicis

“Todo poder humano é com misto de paciência e de tempo.”

“Todo processo é julgado pelos advogados antes de sê-lo pelos juízes, assim como a morte do doente é pressentida pelos médicos, antes da luta que estes sustentarão com a natureza e aqueles com a justiça.”
Um Caso Tenebroso

“Tudo, na França, se faz rindo, até os crimes.”
Esplendores e Misérias das Cortesãs






Comentários