O que é o pensamento?

"Entretanto, pensou ainda o Sr. Bergeret, a dissimulação é a primeira virtude do homem civilizado e a pedra angular da sociedade. É-nos tão necessário encobrir o nosso pensamento, como vestirmos roupa. Um homem que diz tudo que pensa e como o pensa é tão inconcebível numa cidade como um homem que ande nu."
O Manequim de Vime, XII
Anatole France
***
***
"Uma coisa principalmente torna sugestivo o pensamento: a inquietude."
Anatole France
***
***
"O pensamento é uma doença peculiar a alguns individuos e que não se propagaria sem ocasionar prontamente o fim da espécie." As Opiniões do Sr. Jérome Coignard
Anatole France
***
***
"Não procureis acolher tudo: rejeita. Lembrai-vos de que o povo hebreu matava, mas não convertia. É sempre ao inimigo que se acolhe. Os muçulmanos também o sabem: diante do pensamento alheio, eles não ouvem, e sim resistem. O que permite às mulas serem cabeçudas são os seus antolhos. E que benefício encontrareis a compreender que o resto tem tantas outras razões de ser que vós? Compreender é o começo de aprovar. Para negar com convicção, é preciso nunca ter olhado o que se nega."
Diário
André Gide
***
***
"Mas palavras são coisas, e uma gosta de tinta
Caindo como o orvalho num pensamento produz
O que faz milhares, talvez milhões pensarem."
Don Juan, III,88
Byron
***
***
"Aqui me achei gastando uns tristes dias
Tristes, forçados, maus e solitários,
Trabalhasos, de dor e de ira cheios;
Não tendo tão-somente por contrários
A vida, o sol ardente e águas frias,
Os ares grossos, férvidos e feios,
Mas os meus pensamentos, que são meios
Pera enganar a própria Natureza,
Também vi contra mi,
Trazendo-me à memória
Algua já passada e breve glória
Que eu já no Mundo vi, quando vivi,
Por me dobrar dos males a aspereza,
Por mostrar-se que havia
No Mundo muitas horas de alegria."
Canções
Camões
***
***
"Quem pode ser no mundo tão quieto,
Ou quem terá tão livre o pensamento,
Quem tão exp'rimentado e tão discreto,
Tão fora, enfim, do humano entendimento
Que, ou com público efeito ou com secreto,
Lhe não revolva e espante o sentimento,
Deixando o juízo quase incerto,
Ver e notar do mundo o desconcerto?"
Lírica
Camões
***
***
"E o pensamento de salvar o mundo é a dos que acarretam as mais copiosas - e inúteis - carnificinas."
Passeios na Ilha
Carlos Drummond de Andrade
***
***
"o pensamento dos homens assemelha-se na terra aos cambiantes de luz com que Júpiter a fecunda"
Cicero
***
***
"Epicuro diz que é preciso obviar aos pensamentos tristes a atentar para os alegres."
Cicero
***
***
"Nosso pensamento é livre."
Cicero
***
***
"Estudo sem pensamento é trabalho perdido; pensamento sem estudo é perigoso."
Confucio
***
***
"O pensamento é a semente de ação."
Sociedade e Solidão: Arte
Emerson
***
***
"Um livro existe que contém todo os livros, todos os pensamentos possíveis de serem expressos. Um livro apenas: o Vocabulário Ortográfico. (Só falta, é claro, escolher as palavras e colocá-las na ordem correta.)"
Reflexões Marotinhas
Eno Theodoro Wanke
***
***
"A censura, seja qual for, parece-me uma monstruosidade, algo pior que o homicídio: o atentado contra o pensamento é um crime de lesa-alma."
Correspondência, 1852
Flaubert
***
***
"Desde que um bom pensamento entre em nosso espírito, ele nos traz uma luz que nos faz ver uma quantidade de outras coisas cuja existência nem sequer imaginariamos antes."
François René de Chateaubriand
***
***
"Todo o esforço empregado por mim na composição de minhas comédias foi o de não estragar a natureza como o meu pensamento principal na destas Memórias foi o de não dizer nada a não ser a verdade."
Memórias, Parte Terceira, XL
Goldoni
***
***
"...a espantosa educação desse mundo, onde, num sarau, se cometem em pensamentos e em palavras mais crimes do que a Justiça pune nos tribunais do júri, onde as chalaças assassinam as maiores idéias, onde não se passa por forte senão na medida em que se vê certo; e lá, ver certo, é não crer em nada, nem nos sentimentos, nem nos homens, nem mesmo nos acontecimentos: lá fabricam-se acontecimentos falsos."
Eugênia Grandet
Honore de Balzac
***
***
"Ciência alguma estudei, língua alguma possuo, ignoro os processos de todas as artes; logo não sou escritor. Não me filio, em matéria de pensamento, nem aos vertebrados, nem aos articulados, mas aos simples espongiários do grande oceano humano. A exemplo da esponja, não faço senão embeber-me da sua onda, não lhe sentindo o amargor, mas somente a frescura."
Pensées Détachées et Souvenirs, III
Joaquim Nabuco
***
***
"Não há pensamento mais confortador que o encerrado nestas palavras citadas por Epicteto: 'Hércules não receava deixar os filhos órfãos, porque sabia que não há órfãos neste mundo.' É grata esta afirmação de que tal privilégio não é só da raça de Hércules."
Pensées Détachées et Souvenirs, III
Joaquim Nabuco
***
***
"Não procureis a originalidade. Ela acompanha, o mais das vezes, inteligências medíocres. Só tem direito de ser original quem não procura sê-lo. O gênio não é o feito da só originalidade. Esta precisa ser a expressão do pensamento ou da aspiração universal. A originalidade, por si só é qualidade negativa; precisa juntar-se a outra para ter valor, e este valor dependerá da qualidade positiva que a acompanha."
Pensées Détachées et Souvenirs, II
Joaquim Nabuco
***
***
"Nunca busqueis o pensamento; nunca penseis no vazio."
Joaquim Nabuco
***
***
"Será que a pátria favorece a mediocridade e que se houvesse um único Estado, único seria também o nível intelectual? Mas que vantagem haveria nisso para a expansão do pensamento? Com as diferenças de raça e línguas, não é possível adotar para a inteligência uma medida uniforme. Pelo acaso feliz do nascimento, um espírito de segunda ordem pode atingir o primeiro plano, com um cabedal de idéias que, em outro país, não lhe permitiria ser classificado. Podeis tornar patente o vazio do seu pensamento, a sua pobreza de recursos, mas sempre lhe restará a superioridade local, e assim ficará consagrado grande escritor nacional. A pátria é incontestavelmente um poderoso acumulador moral, uma fonte de inspiração, mas é também, até certo ponto, a bonificação da mediocridade. Por outro lado a pátria se confunde com a língua, e a pluralidade de línguas e de raças foi talvez o fator mais forte do progresso do pensamento. Em toda parte, ela impediu a uniformidade e criou a originalidade."
Pensées Détachées et Souvenirs, II
Joaquim Nabuco
***
***
"O pensamento, apesar de tudo, é uma esterilização. Não há perigo de que ele venha, algum dia, a triunfar da natureza, que é a vida."
Pensées Détchées et Souvenirs, I
Joaquim Nabuco
***
***
"Não há nada mais fatigante do que ler pensamentos. Em verdade, é dificil saber de que modo servi-los ao público. Alguns espíritos poderão encontrar distração na leitura de uma série de teoremas, mas estes espíritos são raros. O pensamento solto pode ser o registro de um relâmpago que vos atravessou o espírito, ou de um estado interior passageiro. É uma 'moralidade' sem a respectiva fábulas. ... Os pensamentos devemser semeados, insinuados nas obras de imaginação, nunca desagradados nem descarnados. É verdade no entanto que o escritor só viverá pelos pensamentos que possam ser destacados de suas obras."
Pensées Détachées et Souvenirs, II
Joaquim Nabuco
***
***
"Entre todas as diferentes expressões que podem reproduzir um único de nossos pensamentos só há uma que seja a boa. Nem sempre a encontramos ao falar ou escrever; entretanto, o fato é que ela existe, que tudo que não é ela é fraco e não satisfaz a um homem de espírito que deseja fazer-se entender."
Os Caracteres
La Bruyère
***
***
"Alguns dos que leram uma obra relatam-lhe certos trechos de que não compreenderam o sentido e que eles ainda alteram por tudo que metem neles de si próprios; e esses trechos, assim corrompidos e desfigurados, que não passam de seus próprios pensamentos e de suas expressões, eles se expõem à censura, sustentam que são maus e todos concordam em que são maus; mas o trecho da obra, que esses críticos crêem citar e que na verdade não citam, nem por isso fica pior."
Os Caracteres
La Bruyère
***
***
"O homem é Deus pelo pensamento."
Lamartine
***
***
"Pensamentos valem e vivem pela observação exata ou nova, pela reflexão aguda ou profunda; não menos querem a originalidade, a simplicidade e a graça do dizer."
Carta a Joaquim Nabuco, de 19 de agosto de 1966
Machado de Assis
***
***
"O universo é a mudança, a vida é o que o pensamento faz desta mudança."
Marco Aurélio
***
***
"Em todos os teus atos, ditos e pensamentos, procede como se houvesse de deixar a vida dentro de pouco.
Se os deuses existem, nada há de temeroso em partir dentro os homens; eles não te haveriam de precipitar numa desgraça; mas se eles não existem ou não se importam com os assuntos humanos, que me interessa viver num mundo vazio de deuses ou vazio de providência."
Meditações
Marco Aurélio
***
***
"As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho."
Mário Quintana
***
***
"A palavra foi dada ao homem para explicar seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma nossas palavras são retratos de nossos pensamentos."
O Matrimônio Forçado. Palavras de Pancrário
Moliére
***
***
"Porque Balzac - só agora o percebi - é o Grande Gênio da literatura moderna... Penetrar, como Balzac o fez, no fundo do pensamento moderno, e pôr a nu todas as almas, quem mais que Balzac o fez? Meu entusiasmo é tanto que só tenho um conselho a dar-te: Lê O Livro do Vale e depois varre da tua cabeça o alfabeto, para que nunca mais nenhum livro venha profanar essa leitura suprema e última. Lê o Lírio, Rangel, e morre. Lê o Lírio e suicida-te, Rangel!"
A Barca de Gleyre
Monteiro Lobato
***
***
"Literatura não é apenas filosofia e poesia, retórica e estética; é todo o pensamento e toda a palavra, todas as paixões e todas as idéias, todas as formas, todas as cores e todas as harmonias da vida."
Olavo Bilac
***
***
"O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza; mas é um caniço que pensa. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo: um vapor, uma gota de água basta para matá-lo. Mas, ainda que o universo o esmagasse, o homem ainda seria mais nobre do que o que o mata, pois sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; e o universo não sabe nada disso.
Toda a nossa dignidade consite, pois, no pensamento. É dele que devemos depender, e não do espaço e da duração, que não saberíamos encher. Trabalhemos pois bem pensar: eis o princípio da moral."
Pensamentos
Pascal
***
***
"O pensamento faz a grandeza do homem."
Pensamentos
Pascal
***
***
"Um artista não tem necessidade de expressar diretamente seu pensamento em sua obra para que esta reflita a qualidade desse pensamento; também se pode dizer que o louvor mais alto de Deus está na negação do ateu, que acha a criação assaz perfeita para que possa prescindir de um criador."
O Caminho de Guermantez, II
Proust
***
***
"Os maiores acontecimentos da minha vida foram alguns pensamentos, leituras, alguns pores-do-sol em Trouville à beira-mar e palestras de cinco a seis horas consecutivas com um amigo que agora é casado e está perdido para mim."
Citado no Carnet, de Ramuz
Renan
***
***
"A anistia ou é um sacrifício da vitória à paz, ou, mais raramente, um ato de magnanimidade política, inspirado a um governo vigoroso mas tolerante pelo pensamento de associar a um triunfo a consagração moral das simpatias populares."
O Papa e o Concílio
Rui Barbosa
***
***
"O corpo corruptível entorpece a alma e essa morada terrena a deprime no próprio exercício do pensamento."
Santo Agostinho
***
***
"O corpo corruptivel pesa sobre a alma humana, e esse peso lhe curva o pensamento e o prende à terra."
Santo Agostinho
***
***
"Livros são escritos ora sobre esse, ora sobre aquele grande espírito do passado, e o público os lê, mas não as obras deles próprios; porque só quer o recém-impresso, porque 'igual e igual se associam facilmente', e porque a bisbilhotice vazia e insossa de um idiota contemporâneo lhe parece mais homogênea e agradável que os pensamentos do grande espírito."
Sobre Leitura e Livros
Schopenhauer
***
***
"Queres dissipar o pensamento e o espírito para atrair a multidão? Dá-lha qualquer coisa de bom para comer e para divertir-se e ela correrá para ti."
Schopenhauer
***
***
"Há inúmeros pensamentos que têm valor para quem os pensa; mas, entre eles, poucos têm a força de atuar por repercussão ou reflexão, isto é, depois de terem sido escritos, forçar a participação do leitor."
Sobre Leitura e Livros
Schopenhauer
***
***
"O que nos torna imediatamente felizes é a alegria do pensamento, pois essa boa qualidade se recompensa logo por si mesmo."
Schopenhauer
***
***
"A moral quando é apresentada por meio de pensamentos destacados tem mais energia."
Seneca
***
***
"Mas o amor, aprendido no começo
nuns olhos de mulher, não se empareda
na cabeça; senão, com a agilidade
de todos os espíritos, se espalha
com a rapidez do pensamento em nossas
faculdades, a todos redobrando
de potência e deixando-as muito acima
de seus próprios oficios e funções."
Trabalhos de Amor Perdidos, Ato IV
Shakespeare
***
***
"...nada é bom ou mau, a não ser por força do pensamento."
Hamlet, Ato II. Palavras de Hamlet
Shakespeare
***
***
“Minhas palavras voam, os pensamentos não.
Sem pensamento, as preces para os céus não vão.”
Hamlet, Ato II. Palavras do Rei
Shakespeare
***
***
"Os pensamentos não são mais do que sonhos, desde que não sejam postos à prova."
Shakespeare
***
***
"Palavras sem pensamentos não vão aos céus."
Shakespeare
***
***
"As coisas em si mesmas não são boas nem más. É o pensamento que as torna desse ou daquele jeito."
Shakespeare
***
***
"Quando às sessões do mudo pensamento
Convoco as remembranças do passado,
Sentindo a ausência do que amei, lamento
Com velhos ais, de novo, o tempo amado."
Soneto XXX
Shakespeare
***
***
"Rezar é pôr em contato, por meio do pensamento, o infinito de baixo com o infinito de cima." Victor Hugo
***
***
"Uma palavra posta fora do lugar estraga o pensamento mais bonito."
Carta a Helvétius, em 20-VI-1741
Voltaire
***
***
"Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males."
Voltaire
***
***
"É uma coisa boa para um homem com pouca instrução ler livros de citações. Citações Familiares de Bartlett é um livro admirável, e eu estudei-o intensamente. As citações, quando gravadas em nossa memória, dã-nos bons pensamentos. Elas nos dão vontade de ler os autores e conhecê-los melhor."
Começos de Minha Vida, IX
Winston Churchill

Comentários